Loading icon

Castelo Karlštejn - a pérola da República Checa

Sem exagero, podemos dizer que um dos castelos mais famosos e populares da República Tcheca é o Castelo Karlštejn. Ele está localizado nos subúrbios de Praga nas margens do rio Berounka. E este castelo não é sem razão tão popular e famoso. Karlštejn é um símbolo do estado tcheco em seu apogeu.

Para uma viagem confortável, muitos turistas preferem usar os serviços de aluguel de carros na República Tcheca. O custo médio do aluguel de um carro no aeroporto de Praga é de 15 euros por dia, no aeroporto de Brno - 17 euros por dia.



Como muitas outras estruturas arquitetônicas notáveis, como a Ponte Carlos, o Castelo Karlštejn foi fundado por Carlos IV, um dos mais famosos reis tchecos e imperador do Sacro Império Romano. O futuro castelo deveria simbolizar o poder do estado tcheco e do Sacro Império Romano. Era para ser os tesouros reais e imperiais, bem como o arquivo de documentos do estado. E o castelo deveria ser uma fortaleza inexpugnável e manter intactos aqueles tesouros e relíquias que deveriam estar ali guardados. E os arquitetos tiveram a sorte de concretizar todas as ideias de Carlos IV na íntegra.


Karlštejn Castle é incomum por sua solução arquitetônica, que foi usada por arquitetos e construtores para resolver o tarefas atribuídas a eles pelo rei. O princípio principal na construção do castelo foi o arranjo escalonado dos edifícios, que compõe todo o complexo do castelo. Este arranjo de edifícios carrega o símbolo da Montanha Sagrada, localizada em Jerusalém. Naqueles dias, Jerusalém era considerada o centro do mundo. E Karlstejn deveria simbolizar o centralismo do Sacro Império Romano e, até certo ponto, servir como um substituto para este objeto sagrado do cristianismo.



Cada um dos edifícios está localizado acima a outra, e coroa de todo o complexo, e a principal dominante do castelo, é a Torre Grande. Abriga a capela de Santa Cruz, onde são guardadas as relíquias sagradas e as insígnias reais e imperiais.
Tanto os peregrinos comuns quanto a realeza, subindo de prédio em prédio, passavam por relíquias sagradas, como símbolos da salvação eterna.