Loading icon

Budapeste de A a Z

Jovens designers húngaros encontram sua voz - Dianne C. Brown fez uma contribuição significativa para o país que adotou, revivendo o interesse pela arte húngara contemporânea por meio de sua Sparks Gallery e do mercado de design WAMP.

A maior parte das compras em Budapeste está concentrada na área ao longo de Falk Miksa, de Jaszai Mari ter ao Parlamento, com lojas de antiguidades e galerias de arte por toda parte.

Galerias de arte

Budapeste é um ponto cultural épico, lar de uma infinidade de obras arquitetônicas e museus de renome mundial. Mas é também uma das cidades europeias mais interessantes em termos de arte contemporânea, graças a uma galeria vibrante e dinâmica.

A cena das galerias de Budapeste tem seus picos e vales, com muitas galerias abrindo apenas para enfrentar dificuldades financeiras e fechar logo depois. No entanto, o interesse recente de colecionadores internacionais deu à cena artística de Budapeste um impulso muito necessário.

Isso fica evidente no crescente número de estúdios de arte, galerias e casas de leilões, todos competindo por uma fatia do mercado recém-descoberto. Muitas dessas novas galerias são empreendimentos híbridos de antiguidades e contemporâneas que apresentam desde obras de arte até livros antigos. Mas existem galerias de arte dedicadas que se concentram apenas em obras modernas e contemporâneas também.

Para aqueles que querem descobrir as últimas tendências da arte húngara e da Europa Central, dirija-se a estas galerias de tendências na capital.

Localizada em um antigo complexo fabril da era socialista, esta galeria de arte contemporânea abriga um impressionante conjunto de talentos artísticos. Seus artistas - incluindo os pintores Zsolt Bodoni, Dora Juhasz e Marton Nemes e o escultor Jozsef Bullas - falam em uma linguagem comum de expressionismo emocional. Seu trabalho não é apenas exibido aqui, mas também no Gresham Four Seasons Hotel, no centro de Budapeste.

Embora o foco principal seja a pintura, a galeria também mostra trabalhos escultóricos e gráficos. É propriedade do aclamado pintor dinamarquês Hans Knoll, que tem galerias irmãs em Viena e Budapeste. A Knoll Galeria é conhecida por mostrar arte de ponta dos países da CEE e recebe artistas controversos e consagrados.

Escondido atrás de uma entrada indefinida em um atmosférico pátio neo-renascentista, a acb é uma das principais galerias de Budapeste especializada no movimento neo-avant-garde do país (curiosidade: o físico vencedor do Prêmio Nobel Eugene Wigner morou aqui). É mais conhecido por contribuir para mostras estrangeiras sobre o tema e representar artistas como a pintora abstrata Katalin Ladik e o atraente doador de formas biomórficas Gyula Varnai. Também participa regularmente de Paris Photo e outras grandes feiras de arte.

É impossível conhecer os pontos turísticos da Hungria em um dia, assim como em por semana, mas você pode ver o número máximo de novos lugares com a ajuda de um carro alugado em um dos aeroportos do país. Por exemplo, no aeroporto de Budapeste você pode alugar um carro a partir de 17 euros por dia, no centro de Budapeste - a partir de 18 euros por dia.

Antiguidades

Se você gosta de antiguidades, as lojas típicas de Budapeste podem despertar seu interesse. A Valifolkart, por exemplo, vende tudo o que você pode imaginar ao imaginar a história da Hungria - móveis antigos, joias vintage e talheres clássicos estão disponíveis aqui. O proprietário tem um olhar atento para itens históricos e fica feliz em compartilhar histórias sobre a história por trás de cada peça vintage.

O ornamentado Central Market Hall é outro bom lugar para comprar lembranças, mas este movimentado mercado também oferece uma variedade de produtos locais. As barracas que se alinham na seção de alimentos são um excelente local para encontrar alimentos básicos e lanches húngaros. Se você precisar de uma pausa nas barracas, há muitos pontos de encontro ao redor da praça para parar. O Café Picard serve café da manhã, almoço e jantar especiais, enquanto o Baritsum serve café forte e bolos cremosos.

Fora do corredor, você encontrará algumas lojas sofisticadas especializadas em porcelana húngara. A Herendi Chinaware Manufacturer Co é uma loja especialmente conceituada que está no mercado há mais de 250 anos e vende pratos, vasos e outros itens decorativos. Outras lojas de porcelana incluem a Setabot, que vende móveis e objetos de arte europeus, e a Regisegek Porcelanok, especializada em porcelana dos séculos XVII e XVIII.

Ao percorrer as ruas, não se esqueça de dar uma olhada nas muitas galerias de arte da cidade. Esses museus oferecem exposições intrigantes, bem como obras de arte e antiguidades. Algumas, como a MissionArt Gallery, exibem obras da colônia de artistas de Nagybanya que ajudaram a modernizar a arte húngara no início dos anos 1900, enquanto outras são especializadas em peças contemporâneas.

Budapeste é o lar de uma cena de galeria em desenvolvimento, mas economicamente turbulenta. Muitas galerias abrem, geram entusiasmo e depois parecem desaparecer da memória. Galerias de arte dedicadas estão tentando aumentar sua popularidade, enquanto outros espaços são híbridos de arte e antiguidades ou tentam ser casas de leilão.

Jovens designers húngaros – muitas vezes autodidatas – também têm trabalhado duro para estabelecer uma presença no cenário da arte contemporânea. Muitos desses artistas estão adotando a mídia social, o que lhes permite construir seguidores online que são importantes para seu sucesso. O crescimento desse grupo tem sido uma benção para o cenário artístico da cidade, pois mais pessoas têm acesso a novas obras de arte.

Mercados

A cultura de mercado de Budapeste não se limita ao Central Market Hall. A cidade tem uma grande variedade de mercados especializados espalhados por toda a cidade, onde você pode encontrar comida e presentes nitidamente locais. Muitos deles são pequenos, artesanais e de propriedade familiar e podem ser encontrados nos arredores do distrito comercial central, perto das estações de metrô.

O maior mercado da cidade é o Central Market Hall, que é um grande mercado interno que abre diariamente e é um ótimo lugar para comprar carnes frescas ou lembranças. Este mercado é especialmente popular entre os habitantes locais, que costumam fazer suas compras aqui e depois voltam para suas casas para preparar uma refeição saudável.

Outros mercados especializados incluem o Jewish Quarter Market, que é conhecido por sua grande variedade de queijos e outras comidas deliciosas. O mercado também abriga uma grande variedade de restaurantes kosher, por isso é um ótimo lugar para comer alguma coisa enquanto faz compras.

Um mercado de macarrão é outra ótima opção para quem gosta de experimentar novos alimentos. O mercado de macarrão Nikolozny oferece uma variedade de macarrão diferente e vários molhos diferentes para acompanhá-los. Este mercado também é uma ótima opção para vegetarianos ou veganos, pois possui uma grande variedade de alimentos sem glúten ou sem leite.

Por fim, um mercado de chocolates é uma excelente opção para quem gosta de se deliciar com doces. A Feira de Chocolate e Café é um evento popular que apresenta mais de 100 vendedores que vendem de tudo, desde chocolate caseiro a salgadinhos cobertos de chocolate. O melhor é que toda a feira é totalmente gratuita, então você pode vir saborear uma das mais deliciosas sobremesas da cidade sem gastar uma fortuna.

A temporada de inverno em Budapeste é uma época mágica em que a cidade ganha vida. Visitantes de todo o mundo viajam para a capital da Hungria em busca de uma experiência de viagem que pareça um conto de fadas. A cidade histórica oferece uma grande variedade de delícias sazonais, incluindo mercados de Natal, pistas de patinação no gelo ao ar livre e banhos termais.

Compras

Enquanto a grandeza ornamentada do passado austro-húngaro e otomano de Budapeste ainda paira nas ruas, lojas e cafés, a cultura moderna local está encontrando sua voz. Os cenários gastronômicos, noturnos, de café, vinhos e compras de Budapeste estão repletos de criatividade e inovação.

Se você está procurando uma lembrança de Budapeste que resista ao teste do tempo, opte por um artesanato de um dos muitos artistas locais. Procure pinturas em aquarela, desenhos a carvão e esboços em preto e branco que capturam a energia da cidade. Os preços variam, com imagens menores custando cerca de US$ 10 e as maiores chegando a US$ 50.

A melhor e mais famosa rua comercial para pedestres de Budapeste vai da Vorosmarty Square ao Great Market Hall, com tudo, desde Zara e Mango até H&M. O melhor lugar para navegar em uma área concentrada, no entanto, é ao longo de Falk Miksa (que vai de Jaszai Mari ter ao parlamento). Aqui você encontrará uma mistura dos suspeitos de sempre, além de uma excelente seleção de galerias e butiques independentes.

A charmosa loja Paloma de dois andares - parte loja, parte galeria de arte e parte espaço para exposições - é uma visita obrigatória para os amantes da moda. Esta butique peculiar oferece uma variedade de roupas, joias e acessórios de grifes locais húngaros em um ambiente igualmente descolado e eclético.

Outra visita obrigatória é Laszlo Vass, um sapateiro tradicional que ainda fabrica sapatos de couro feitos à mão usando as mesmas técnicas que seus ancestrais faziam. Sua loja é uma janela para a rica herança artesanal da Hungria e contribui para uma experiência de compra altamente gratificante.

Se você não é fã de compras sofisticadas, o West End Center tem uma grande variedade de lojas que atrairão viajantes com quase todos os orçamentos. Este enorme shopping é uma das instituições de compras imperdíveis da Europa e convenientemente localizado perto da estação Nyugati.

Tokaji, o famoso vinho doce de sobremesa mencionado no hino nacional, pode ser encontrado por toda a cidade. Mas para garantir que você está recebendo o melhor, vá até a Bacchus Borkereskedes Store na 23 Vaci Street. Esta é uma empresa familiar que está em operação há mais de um século. Eles ficarão felizes em ajudá-lo a selecionar a garrafa perfeita.