Loading icon

As cidades mais bonitas da Espanha

De palácios dourados e ruelas antigas a praias azuis e cidades Patrimônio Mundial da UNESCO, a Espanha tem algo para todos os viajantes.

Praias gloriosas e vida noturna agitada colocam Barcelona no topo da lista de muitos viajantes. Os edifícios excêntricos de Gaudi, como a Sagrada Família e o Parque Guell, fazem esta cidade parecer um museu de arte vivo.

Málaga

Málaga é uma das cidades mais bonitas da Espanha, graças à sua arquitetura requintada, praias ensolaradas e vibrantes jardins botânicos. Também é conhecida por sua rica cultura – afinal, Pablo Picasso nasceu aqui! É fácil mergulhar na história e cultura da cidade com suas ruínas romanas listadas pela UNESCO, fortalezas mouriscas e ruas medievais de paralelepípedos.

Imperdível é a Calle Larios, uma rua larga e exclusiva para pedestres que é o coração comercial da cidade. A passarela pavimentada é repleta de lojas de roupas, restaurantes e cafés, onde os malaguenhos da moda se reúnem para saborear um café com leite e observar as pessoas. Durante a Semana Santa, a rua é iluminada com luzes deslumbrantes e torna-se a principal artéria das devotas procissões religiosas.

A partir daqui, é uma curta caminhada até à zona portuária, onde atracam navios de cruzeiro, iates e barcos de recreio. O próximo Museo Picasso exibe obras do filho nativo mais famoso da cidade, e o Carmen Thyssen Malaga, instalado na residência de um nobre do século XVI, exibe antigos mestres e pinturas espanholas românticas do século XIX.

Fora da cidade, a costa rapidamente dá lugar a colinas e montanhas arborizadas, perfeitas para caminhadas. E o campo é pontilhado de “pueblos blancos”, ou aldeias brancas, que se erguem como cubos de açúcar nas colinas arborizadas. A melhor época para visitar essas cidades montanhosas é no final da tarde, quando o sol do meio-dia já se pôs. Você também pode caminhar no Parque Natural Montes de Málaga, onde você pode ver javalis, texugos e raposas, além de águias e urubus.

É impossível conhecer os pontos turísticos de Espanha em um dia, assim como em uma semana, mas você pode ver o número máximo de novos lugares com a ajuda de um carro alugado em um dos aeroportos do país. Por exemplo, no aeroporto de Barcelona, você pode alugar um carro a partir de 17 euros por dia, no aeroporto Málaga - a partir de 18 euros por dia.

Palma de Mallorca

Palma de Mallorca é uma charmosa cidade mediterrânea com um castelo antigo, grandeza gótica e ruas estreitas repletas de butiques independentes. Embora haja muitas atrações turísticas para ver, não se esqueça de passear pela Cidade Velha, onde os edifícios são pitorescos e cheios de charme histórico.

Enquanto estiver lá, visite alguns dos locais populares, como a Catedral-Basílica de Santa Maria e o Ayuntamiento (prefeitura), depois vá até a Marina de Portixol para ver os megaiates. O bairro também conta com deliciosos cafés e bares onde você pode relaxar com um coquetel.

A capital também abriga uma variedade de museus, incluindo o aclamado Museu Es Baluard de Arte Contemporânea e a Fundação Joan Miro. Este último abriga uma coleção de mais de 6.000 peças de arte do famoso artista espanhol e é uma visita obrigatória para qualquer fã.

Assim como Barcelona, Palma passou por grandes mudanças sociais no final do século XIX. A cidade estava madura para o Modernismo, que apareceu pela primeira vez na forma de uma catedral reformada e do grande Hotel del Balboa. O primeiro é uma maravilha, misturando elementos da arquitetura gótica tradicional com um toque inconfundivelmente modernista (pense em fileiras de trigo dourado e folhas de videira). Este último, projetado pelo renomado arquiteto balear Miquel Barcelo, é ainda mais extraordinário. É mais parecido com um set de Stranger Things do que com uma igreja, mas permanece fiel à liturgia.

Granada

Granada é uma verdadeira fusão do antigo e do novo. Seu marco mais bonito é, sem dúvida, o Alhambra, um monumento incrivelmente decorado da arquitetura islâmica situado no topo de uma colina. Mas a cidade tem mais a oferecer do que apenas seus impressionantes edifícios. As suas gentes misturam o tradicional e o contemporâneo, conferindo ao local uma sensação de serenidade e espiritualidade.

Localizada no sopé das montanhas de Sierra Nevada, na Espanha, Granada foi um reino mouro por muitos séculos antes da conquista espanhola. Como resultado, a cidade está repleta de tesouros antigos que permanecem até hoje. O marco mais notável da cidade é a colina Alhambra, um complexo palaciano composto por jardins exuberantes e fontes. A Alhambra é tão bonita que foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO.

Outra obra-prima arquitetônica inspiradora é Generalife, o palácio de verão da dinastia Nazari. Está coberto de canteiros de flores com romance escrito neles, e dizem que Sultana Zoraya se apaixonou por seu marido Hamer aqui.

Para uma pausa nos locais históricos da cidade, dirija-se a Albaicin, um dos bairros mais bonitos de Granada. O bairro está espalhado pela encosta e tem vista para o Alhambra. Suas ruas estreitas são ladeadas por casas brancas com portas doces e vasos de flores, e as ruas têm lindas pontes de pedra. Durante sua viagem a Albaicin, não deixe de caminhar pela Carrera del Darro, um caminho pitoresco que lembra um conto de fadas.

Huesca

Huesca é a capital da província montanhosa de Huesca, na Espanha, e é cercada por uma beleza natural deslumbrante. A cidade está repleta de arquitetura típica dos Pirenéus, história medieval e paisagens mágicas. É um destino perfeito para os amantes da natureza e da cultura.

A cidade é um local popular para caminhadas e trekking. Também é um bom lugar para descobrir a culinária local. Há muitos tipos diferentes de restaurantes para escolher em Huesca, incluindo bares de tapas e restaurantes finos. Há também várias vinícolas na região, que oferecem passeios e degustações.

A montanhosa cidade medieval é coroada pela gótica Catedral de Huesca. Perto está a Abadia de San Pedro el Viejo, um mosteiro românico com claustros e os túmulos de 2 reis espanhóis regionais. Também vale a pena visitar o castelo-abadia em ruínas de Castillo de Montearagón, do século XI.

Huesca também é conhecida por sua paisagem montanhosa e incríveis trilhas para caminhadas. Existem vários parques nacionais na região, incluindo Ordesa e Monte Perdido. Estas montanhas têm uma beleza natural deslumbrante e são muitas vezes dominadas por enormes paredes de rocha. No outono, essas montanhas ficam cobertas de tons de ocre, vermelho e laranja. A região também abriga vários cânions impressionantes, incluindo o vale de Pineta e os desfiladeiros de Roda e Anisclo.

Cádis

Com suas praias imaculadas e cena cultural florescente, Cádiz é uma surpresa inesperada. A cidade mais antiga da Europa Ocidental mantém um patrimônio tão rico quanto suas águas atlânticas, graças à longa história de comércio e colonização da cidade.

O centro histórico de Cádiz é uma mistura fascinante de estilos e épocas arquitetônicas. Suas paredes de cor bege escondem edifícios que datam dos fenícios e dos mouros, enquanto sua catedral neoclássica é encimada por uma cúpula barroca. Canhões das Guerras Napoleônicas guardam as ruas, enquanto o tesouro da cidade exibe arte religiosa excepcional, incluindo a Custodia del Millón, uma custódia de prata de quatro metros de altura com um milhão de pedras preciosas.

As 129 torres de vigia da cidade são prova da importância comercial do seu porto, e a torre da Torre Tavira oferece algumas das melhores vistas da cidade. Lá dentro, você encontrará uma câmera obscura, onde poderá fazer um tour virtual ao vivo pela cidade através de um orifício em um quarto escuro.

A uma curta viagem de carro da cidade para o interior fica a Puente de la Constitución, uma enorme ponte suspensa concluída em 2015 e visível dia ou noite com seus brilhantes triângulos de cabos. Se você quiser ver mais da área, faça um passeio de balsa de uma hora pelo Estreito de Gibraltar até Ceuta, um território espanhol autônomo em frente ao Marrocos que parece mais um destino estrangeiro exótico do que um mero subúrbio da Espanha. Aqui, moradores de mente aberta celebram suas fés muçulmana, judaica e cristã juntos em harmonia.

São Sebastião

Uma cidade costeira cercada por um cenário natural majestoso e uma arquitetura ornamentada intrincada, San Sebastian, também conhecida como Donostia no País Basco, é uma visita obrigatória durante sua viagem à Espanha. Faça um passeio tranquilo pelas ruas de paralelepípedos da Parte Vieja, o centro histórico de San Sebastian, ou explore a orla arenosa da Playa de la Concha.

Se você quer se exercitar, suba o Monte Urgull para ter uma vista deslumbrante da cidade. O topo da colina tem sido usado como posição defensiva desde o século XII e possui um fosso, um castelo e uma estátua de Cristo. Pode chegar ao topo a pé ou de funicular desde a praia de Ondarreta.

A arquitetura de San Sebastian é influenciada por sua história. A cidade foi um retiro de verão popular para a realeza espanhola após a chegada da rainha Maria Cristina ao Palácio Miramar em 1893, e muitos edifícios foram construídos durante este período conhecido como Belle Epoque. Hoje, o palácio ainda existe e seu design exterior é semelhante a uma mansão Tudor inglesa.

Os lados moderno e histórico de San Sebastian se unem em sua cena artística. Embarque em uma excursão guiada com um guia local e passeie pelas ruas pitorescas para admirar os parques, praças e edifícios ornamentados da cidade. Enquanto estiver lá, aprenda sobre a cultura local e por que esta cidade é considerada uma das cidades mais bonitas da Europa. Em seguida, termine sua caminhada com uma rodada de pintxos (a versão de tapas do norte da Espanha) e bebidas.