Loading icon

Feriados na França

As férias na França são baseadas na religião, nas mudanças das estações e na história. Muitos deles podem parecer familiares para você; por exemplo, os franceses comemoram o Natal e o Ano Novo.

Mas eles também têm muitas outras férias peculiares que podem surpreendê-lo. Aqui estão alguns deles:

Natal

Esteja você visitando Paris, Estrasburgo ou o Vale do Loire, há algo realmente mágico no Natal na França. Da patinação no gelo na Torre Eiffel aos tradicionais chalés de madeira dos mercados parisienses, o espírito natalino não falta em todo o país.

Tudo isso regado com uma boa garrafa de vinho ou champanhe.

A maioria das famílias também exibe um presépio conhecido como la créche. Normalmente inclui um estábulo e figuras de santos ou “des santons” feitos de argila, vidro fiado ou gesso.

Outras tradições comuns para o Natal francês incluem um pequeno presente deixado nos sapatos das crianças e escrever para o Papai Noel (que sempre responde!). E, finalmente, o uso do visco é bastante comum em algumas regiões, como a Provença, onde é pendurado na porta da frente para trazer boa sorte. As árvores de Natal são muitas vezes decoradas com fitas vermelhas ou decorações simples e algumas famílias até exibem um log de natal.

Para quem gosta de viajar pela França de carro, existe a oportunidade de alugar um carro em todos os locais populares da França: nas principais estações ferroviárias, no centro da cidade, nos aeroportos mais próximos. As tarifas podem variar em função de vários fatores: duração do aluguer, classe da viatura, local de receção da viatura. Por exemplo, no Aeroporto CDG você pode alugar um carro compacto a partir de 18 euros por dia, e em Lyon a partir de 17 euros por dia.

Véspera de Ano Novo

Como a maioria dos países da Europa, a França comemora o Ano Novo em 1º de janeiro, em vez de 31 de dezembro. É conhecido como Jour de l'An e também chamado de Reveillon du Nouvel An (a festa do Ano Novo).

Uma refeição tranquila em casa geralmente é a maneira de começar esta noite, e você também pode tomar algumas rodadas de champanhe. Não é incomum que esta noite dure até as primeiras horas da manhã.

Às 20h, os cidadãos franceses se reúnem em torno de suas televisões para assistir ao discurso do presidente da França com sua tradicional mensagem de Ano Novo chamada Les Voeux Présidentiels. Ele resume os principais eventos do ano, compartilha sua visão para o próximo ano e, claro, deseja a todos um bom ano.

Outra tradição do Réveillon na França é a troca de etrennes, que podem ser pequenas quantias de dinheiro dadas aos filhos por familiares ou bônus dados a quem ajuda regularmente ao longo do ano, como faxineiros, concierges e lixeiros coletores. Em Paris, as ruas se enchem de fogos de artifício à meia-noite para comemorar o Ano Novo e há um concerto na Champs-Elysées, geralmente com cantores de ópera famosos.

Páscoa

O mais importante dos feriados cristãos na França é a Páscoa, que é comemorada na França – como em muitos países ao redor do mundo – como um dia para as famílias se reunirem e desfrutarem de comida e diversão. A tradição francesa mais popular na Páscoa é a caça aos ovos – conhecida como ‘la chasse aux oeufs’. No entanto, ao contrário de muitos países, os coelhos não escondem os ovos na França. Em vez disso, sinos mágicos voadores – os cloches volantes – jogam ovos de chocolate, coelhinhos e peixes nos jardins infantis para as crianças encontrarem no domingo de Páscoa.

Vendredi Saint (Sexta-feira Santa) é um dia sem carne para os cristãos, que comem un repas maigre - uma refeição vegetariana. Na noite anterior ao Domingo de Páscoa, as crianças francesas preparam nids ou ninhos com musgo e folhas em seus quintais para dar as boas-vindas ao lapin de Paques (Coelho da Páscoa), que os encherá de ovos multicoloridos. Na manhã seguinte, no Le Dimanche de Paques (Domingo de Páscoa), também chamado de le jour de Paques, as cloches volantes voltam para jogar ovos, chocolate e uma série de outros brinquedos nos jardins das crianças para que elas os encontrem.

Apesar de ser uma sociedade laica, a França tem uma comunidade ativa de ateus autodeclarados e católicos não praticantes que ainda celebram a Páscoa com alegria e entusiasmo. A segunda-feira após a Páscoa é um feriado chamado le Lundi de Paques.

Dia das Mães

O Dia das Mães é amplamente comemorado em todo o mundo, mas diferentes países têm uma visão diferente sobre quando comemorar. Por exemplo, no Reino Unido eles têm um feriado chamado Mothering Sunday em março. A França, por outro lado, tem um feriado em homenagem às mães que ocorre em maio.

Assim como nos Estados Unidos, as mães francesas desejam um feliz Dia das Mães com um simples “bonne fete maman”. Muitas crianças fazem cartões ou artesanato para suas mães. Eles também preparam uma refeição especial para a família – que pode ser tão simples quanto uma sopa cremosa de agrião ou tão sofisticada quanto um jantar de frutos do mar em um restaurante.

Além da refeição, as mães francesas costumam receber alguns presentes de seus filhos, incluindo um cartão, flores ou perfume. As crianças pequenas costumam fazer projetos de artesanato ou escrever poemas para suas mães. Além disso, as mães francesas podem esperar uma taça de champanhe ou vinho.

A palavra francesa para mãe é ma mère, e eles também podem se referir às avós como ma belle-mere ou gra-mere. Ao falar com sua mãe em francês, use a forma de tratamento que lhe for mais familiar. Por exemplo, se você for filho, chame-a de mon fils, e se for filha, chame-a de ma fille.

Dia da Bastilha

Batizada com o nome da tomada da prisão da Bastilha em 1789, esta celebração de verão é o maior dia nacional da França. Também conhecido como La Fête nationale ou le quatorze juillet, o feriado comemora o fim da Monarquia Bourbon e uma nova era de liberdade política na França.

Um desfile de forças militares dá continuidade à tradição da tomada da Bastilha, e fogos de artifício são disparados por toda a cidade em homenagem ao evento. Muitas pessoas também comemoram dando grandes festas ao ar livre com familiares e amigos. Paris recebe o maior e mais famoso desfile no Champ de Mars, onde dezenas de milhares de pessoas se aglomeram em torno de uma estátua da Liberdade Alada que evoca as multidões que invadiram o local há dois séculos.

Embora o desfile possa não parecer tão deslumbrante quanto um 4 de julho americano, ele ainda tem seu próprio significado. E, é claro, nenhum feriado na França estaria completo sem uma refeição farta, feita em toalhas de piquenique, cadeiras ou mesas espalhadas em jardins ou quintais. Embora a refeição varie de acordo com a região, geralmente inclui baguetes e garrafas de vinho. Para um verdadeiro toque francês, experimente a linguiça de cordeiro merguez do norte da África combinada com um refrescante molho de iogurte temperado com harissa.

La Fête Nationale

Conhecido como La Fête nationale (literalmente, Celebração Nacional), ou mais comumente como Dia da Bastilha ou Le Quatorze Juillet, comemora a tomada da prisão da Bastilha em Paris em 14 de julho de 1789 no início da Revolução Francesa. É também um dia para celebrar a unidade do povo.

Este é um feriado nacional na França, então os correios, museus e a maioria das lojas estarão fechados. No entanto, restaurantes, padarias e alguns supermercados costumam estar abertos. Os serviços de metrô e RER funcionarão, mas estarão mais movimentados do que o normal perto da Champs-Elysées e da Torre Eiffel.

O principal evento é o enorme desfile militar na Champs-Elysees, que começou em 1880 e é um dos desfiles anuais mais antigos da Europa. O presidente francês e outros políticos de alto escalão cumprimentam as tropas ao longo do caminho. Jatos militares voando baixo rugem em um sobrevoo espetacular, e todos cantam l'hymne national (o hino nacional), La Marseillaise.

Um grande show de fogos de artifício segue o desfile. Muitas famílias fazem piqueniques nos parques com pão, queijos, fumeiros, pastéis e frutas de verão. Algumas pessoas praticam esportes como petanca. Outros simplesmente desfrutarão de um dia de folga relaxante com amigos e familiares, alheios à complexa história por trás de 14 de julho. (Tente dizer "fogos artificiais" em francês: pirotécnicas). Ao contrário do inglês, os meses não são capitalizados em francês.

Nuit Blanche

A capital da França hospeda um evento de arte gratuito durante toda a noite, conhecido como Nuit Blanche, ou “Noite Branca”. Este evento foi lançado pela primeira vez em Paris em 2002 e desde então se tornou um fenômeno cultural internacional. Este evento é realizado anualmente no primeiro sábado de outubro e apresenta os mais diversos projetos artísticos da cidade.

Para poder desfrutar de todas as obras que estão expostas neste certame recomendamos que se planeie com antecedência e tenha um mapa da cidade para o guiar. Além disso, não se esqueça de se envolver com outros participantes durante o festival. Esta é uma ótima maneira de expandir seu conhecimento sobre arte enquanto se conecta com novas pessoas de todas as esferas da vida.

Uma das atrações mais famosas durante este evento são as exibições de iluminação apresentadas em muitos dos marcos mais importantes da cidade. Essas exibições variam de formas tradicionais de iluminação, como velas e lanternas, a mapeamento de projeção de última geração e animações digitais.