Loading icon

Festas de Natal na República Tcheca: impressões e emoções inesquecíveis ao visitar o país no inverno

Férias, decorações, pratos de Natal na República Tcheca. Vanoce - pronunciou de maneira tão suave e fascinante a palavra "Natal" em tcheco. A partir do final de novembro, a República Tcheca começa a se preparar para as principais férias de inverno. Os moradores decoram suas cidades e vilas, biscoitos de gengibre são assados ​​​​em todos os lugares, vinho quente é fervido, castanhas são assadas. Raminhos de visco e guirlandas de abeto são vendidos nos mercados de Natal. Para entrar no meio das coisas, você precisa vir para a República Tcheca em alguns dias ou até algumas semanas, porque é nessa época que começam a acontecer feiras, shows e divertidos festivais folclóricos.
Um assistente indispensável para os turistas na República Tcheca é o serviço de reserva de carros online. No Aeroporto de Praga, o custo médio de alugar um carro compacto será de cerca de 19 euros por dia, e no centro de Brno - 16 euros por dia.
Milagre de Natal na República Tcheca: a lenda do ouriçoO realizador de desejos de férias aqui é o ouriço, como o menino Jesus é chamado na República Tcheca. As crianças preparam cartas para ele com uma lista de presentes com os quais sonham e penduram essas cartas do lado de fora da janela em barbantes. Quando o sino toca no Natal, significa que o ouriço trouxe presentes.
Normalmente, nas ruas das cidades, vilas e nas janelas dos prédios, são exibidos betlems - instalações que restauram cenas do nascimento de Cristo. Neles você pode ver a manjedoura de Jesus, figuras de pessoas, animais e outros personagens, que são feitos de madeira e outros materiais, e vêm em tamanhos variados, desde miniaturas até enormes.



Banhado a prata, dourado e ramos de visco vermelho também são decorações tradicionais de Natal. Você precisa beijar embaixo deles, isso vai ajudar a fortalecer o amor. A primeira árvore de Natal foi instalada em Praga em 1812 pelo diretor de um dos teatros de Praga, e então muitos aristocratas tchecos apoiaram sua ideia. Um fato interessante é que a princípio a árvore de natal era pendurada no teto e decorada com doces, pão de mel, artesanato de palha. Características da celebração do Natal na República Tcheca As comemorações do Natal começam em 5 de dezembro - St. Dia de Mikulas. Neste dia, os homens vestem um manto vermelho ou branco, colocam um cocar de bispo, pegam um cajado e vão de casa em casa onde moram crianças pequenas. Eles dão presentes para as crianças que se comportaram bem durante o ano e para as que se comportaram mal - carvão ou batata crua, que o diabo e o anjo os ajudam a tirar da bolsa.

7 de dezembro é St. Dia de Ambrósio. São realizados shows fantasiados nos quais “Ambrose” com uma longa camisa branca e um chapéu preto com ponta pontiaguda cavalga pelas ruas, organiza competições de quadrinhos com crianças e as trata com doces como recompensa. Em 13 de dezembro, os tchecos comemoram o Dia de Santa Lúcia. Segundo a lenda, neste dia, Lúcia olha para dentro das casas e anuncia que todos os dias beberá um pedaço da noite, pois o dia de sua memória é comemorado na véspera do solstício de inverno.
Atualmente, as feiras são realizadas em todos os assentamentos da República Tcheca - cidades inteiras de tendas festivamente decoradas onde você pode comprar todos os tipos de lembranças, roupas tradicionais, enfeites de casa e várias guloseimas, beber grogue, ponche ou vinho quente, provar castanhas assadas, deliciosas panquecas, trdelniki (doces de massa de fermento em forma de bisnagas). Aromas incríveis pairam por aí, cheira a gengibre, canela, baunilha e várias especiarias. A atmosfera festiva é criada por alegres canções de Natal e canções natalinas que soam em todos os lugares.


Tradições da ceia de Natal na República Tcheca
Tradicionalmente, a ceia de Natal é realizada com a família. Nesta noite, tudo se acalma, lojas e restaurantes não funcionam, apenas turistas podem ser vistos nas ruas.
O jantar na véspera de Natal geralmente inclui 9 pratos, incluindo sopa de peixe, salada de batata, mingau de cevada com cogumelos, lentilha e pratos de ervilha, salsichas, presunto, bolinhos, biscoitos caseiros com gengibre, nozes, canela, mas a guloseima principal - carpa frita, estufada ou assada com vários molhos de nozes, passas e até cerveja doce.


Segundo a tradição, se você guardar escamas de carpas na carteira, não faltará dinheiro para todo o próximo ano. Já no dia 26 de dezembro, as ruas se enchem de gente que se diverte, canta canções, explode fogos de artifício no céu. Este também é um feriado - St. Dia de Stepan, todos vão visitar parentes e amigos para dar os parabéns.
O Natal é a melhor época para viajar para a República Tcheca para tocar as tradições nacionais do país, saborear pratos originais, conhecer pessoas interessantes!