Loading icon

Áustria incomum - o outro lado

Existem muitas formas de ser único e uma das melhores é ficar num hotel com personalidade. Existem vários hotéis desse tipo em Viena, incluindo aqueles que são sociais ou construídos em fábricas de vinagre.

A Áustria não é muito um país, apesar de estar quase perfeitamente espremida entre Paris e Moscou (se você gosta de passeios pela cidade). Mas tem um senso de sua própria diminutividade.

1. O Krampus

Nos dias que antecedem o Natal, enquanto muitas crianças ainda sonhavam em receber presentes do Papai Noel, sua contraparte alpina corria assustando-as até a morte. Essa figura selvagem é o Krampus, o Papai Noel malvado original, um monstro feio que visita crianças malcomportadas nos Alpes da Áustria e outras partes da Europa — incluindo o sul da Alemanha, Hungria, República Tcheca, Eslováquia, Suíça, Croácia, Eslovênia e norte da Itália — em 5 ou 6 de dezembro, perseguindo-os com paus de bétula, batendo neles e talvez até enfiando-os em seu saco.

Embora ele seja conhecido por vários nomes (incluindo Klaubauf, Toife e Toifl), é geralmente aceito que Krampus é meio bode e meio demônio com rosto de bode, pele peluda, dentes grandes, cascos fendidos e chifres. Em uma representação tradicional, ele tem três vezes o tamanho de um adulto e está vestido com roupas pretas felpudas. Seu rosto mutilado grita com olhos vermelhos e suas mãos com garras agarram um feixe de galhos de bétula.

As origens de Krampus são obscuras. Pode ter evoluído de uma tradição pagã e depois se tornado parte das celebrações cristãs do Dia de São Nicolau, mas há uma clara semelhança com o personagem Perchta, uma deusa de dupla face da natureza e do mal que acompanhou Krampus no paganismo alpino.

Por volta dos séculos 17 e 18, os desfiles de carnaval se tornaram populares na Baviera e nas áreas montanhosas da Áustria, e é possível que um personagem assustador como Krampus tenha sido incorporado a eles. A tradição era tão temida que as autoridades tentaram proibir as tradições, mas não tiveram sucesso.

Desde então, a popularidade do Krampus cresceu a ponto de ser uma espécie de ícone irônico de férias. Inúmeros cartões são impressos e vendidos, um filme de 2015 foi lançado e a criatura chegou até ao Tonight Show Starring Jimmy Fallon. Ainda não se sabe se essa popularidade continuará, mas o Krampus certamente veio para ficar. Na verdade, o Etsy tem uma seção inteira dedicada à fera. É seguro apostar que será uma presença cada vez maior durante esses meses sombrios de inverno.

É impossível conhecer os pontos turísticos da Áustria em um dia, assim como em uma semana, mas você pode ver o número máximo de novos lugares com a ajuda de um carro alugado em um dos aeroportos do país. Por exemplo, no aeroporto de Innsbruck, você pode alugar um carro a partir de 17 euros por dia, no aeroporto de Klagenfurt - a partir de 18 euros por dia.

2. Os incêndios nas montanhas do solstício de verão

Os poderosos incêndios nas montanhas no Solstício de Verão na região de Ehrwald são espetacularmente impressionantes. A tradição remonta à Idade Média e ainda é um grande destaque para os visitantes do Tirol. Numerosos clubes e associações locais escalam as montanhas e ateiam fogos espetacularmente projetados em comemoração ao dia mais longo do ano. Assim que a noite cai, as cenas místicas de fogo iluminam as montanhas e criam uma atmosfera mágica. Apresentam motivos e símbolos seculares e cristãos, tornando este evento uma experiência para todos os sentidos.

O processo de planejamento para as espetaculares esculturas de fogo começa meses antes. O primeiro passo é fazer medições completas das faces das montanhas. Os motivos para as obras de arte de tirar o fôlego são então projetados com base nesses dados. Com o plano pronto, até 700 sacos cheios de serragem e óleo de colza são carregados nos picos. Ancorar as malas na encosta íngreme e rochosa da montanha e depois descer à noite exige habilidades de escalada e muita força física. Além da tradicional queima de brandon, também são usadas várias tochas de cera oca. Estes queimam sem deixar nenhum resíduo na montanha.

Os hóspedes do oásis gastronómico de Leogang-Fieberbrunn podem presenciar este espetáculo fascinante a partir do restaurante ou de uma das suites do hotel. Além de uma vista espetacular do Mar Pedregoso e do Leoganger Steinberge, os hóspedes também têm a oportunidade de saborear a típica culinária tirolesa.

Desta forma, os hóspedes do Edelweiss Resort (devem ser portadores de carteira de identidade militar dos EUA) podem experimentar a magia da Áustria Incomum de uma forma única e especial. Se você está procurando uma acomodação em estilo apartamento ou quer ficar em um dos hotéis mais bonitos da região, este é o lugar perfeito para você!

Se você está planejando visitar a Áustria pela primeira vez ou já é um visitante regular, este cantinho da Áustria irá surpreendê-lo sempre. Isto deve-se ao facto de existirem muitos costumes e tradições neste país, alguns dos quais verdadeiramente excepcionais.

3. O Planeta Cristal

Embora a Áustria seja um país adequado com sua própria bandeira, presidente e outras armadilhas de um estado moderno, ela também está ciente de seu tamanho diminuto. O fato de ter sido o sócio sênior de um império muito maior até seu fim após a Primeira Guerra Mundial apenas agrava esse sentimento. Assim, em um pouco do masoquismo austríaco autodepreciativo, este mapa aponta cidades ao redor do mundo – muitas nem mesmo capitais – que têm uma população maior do que seus próprios 9 milhões de habitantes.

A cidade austríaca de Wattens abriga o Swarovski Crystal Worlds, um museu em cavernas mágicas onde você pode descobrir a história do nosso planeta contada por cristais. Esta atração única é uma das melhores coisas para se fazer na Áustria e é uma visita fascinante para adultos e crianças. Você pode facilmente combiná-lo com uma viagem de um dia para a famosa vila de conto de fadas de Hallstatt ou a deslumbrante cidade da Estíria de Admont.

Se você é um enófilo, uma parada na pequena cidade vinícola de Durnstein deve estar em sua lista de desejos na Áustria. Esta aldeia idílica está localizada no vale de Wachau e é um destino popular para os viajantes lentos do rio Danúbio que reservam um tempo para desfrutar de um copo de vinho local.

Também é uma excelente base para explorar o Gesaeuse National Park ao redor. Você pode facilmente passar alguns dias aqui explorando os edifícios históricos, vinhedos e belas paisagens naturais. É um lugar ideal para uma fuga romântica ou férias em família.

O fim da Guerra Fria permitiu à Áustria mover-se de sua posição periférica na fronteira entre o Oriente e o Ocidente para mais perto do centro de uma Europa maior. Isso teve um enorme impacto no tecido cultural e social do país. Os austríacos tendem a valorizar um alto nível de igualdade e participação na sociedade e o sistema de bem-estar social reflete isso.

Isso ajudou a criar uma sensação de prosperidade compartilhada no país que se reflete em tudo, desde a arquitetura até a comida e a bebida. Os austríacos são especialmente orgulhosos de seus vinhos renomados e de seus Mozartkugels (embora aqueles em folha vermelho-dourada dos supermercados, lojas de souvenirs e lojas duty-free não sejam tão deliciosos quanto a versão original).

4. A festa de São Nicolau

Em grande parte da Europa, São Nicolau, ou San Nicola, é comemorado em 6 de dezembro com presentes e uma festa. Esta tradição é distinta do Natal, que é um feriado eclesiástico. São Nicolau é uma figura benevolente que traz presentes para as crianças, enquanto seu companheiro diabólico Krampus pune meninos e meninas malcomportados. Essa lenda foi mesclada com figuras semelhantes em outros países, levando ao familiar Papai Noel americano.

A Festa de São Nicolau, também conhecida como Sinterklaas ou Kris Kringle, foi popularizada na América do Norte pelos imigrantes holandeses. Mas ainda é comemorado na Áustria, onde ganhou popularidade apesar da reforma e do fato de que os protestantes geralmente não celebram os dias de festa dos santos. Os austríacos apreciam que a Festa de São Nicolau seja um lembrete da prosperidade econômica de seu país, que eles veem como algo a ser apreciado e celebrado. Isso fica evidente no valor atribuído à cooperação e à formalidade, bem como no profundo apreço pelos talentos artísticos e nas conversas enriquecedoras.

Esta percepção compartilhada de riqueza é refletida na cultura austríaca, incluindo os numerosos bailes anuais realizados em Viena e outras cidades e vilas em todo o país. Muitos deles são organizados por associações profissionais, como a associação acadêmica ou a profissão médica. Mesmo os lugares mais mundanos, como um restaurante ou uma imobiliária, sediarão um evento elegante onde você poderá dançar a noite toda com a elite endinheirada da cidade. Claro, as bolas mais brilhantes da Áustria são aquelas lançadas pela própria cidade de Viena. O mais famoso deles é o "Schafsball", que acontece na Wiener Staatsoper, ou Ópera Estatal de Viena.