Loading icon

Os 5 melhores lugares para ver na Argentina

Tango, empanadas, geleiras e vinho, a sedutora mistura de cidades energéticas e cultura apaixonante da Argentina fazem dela um destino imperdível. Se você deseja ficar em Buenos Aires, passear pelas ruas pavimentadas europeias de Córdoba ou visitar Mendoza no coração da região vinícola do país.

Uma viagem ao sul também é imperdível, principalmente a Ushuaia – a cidade mais austral do mundo e lar do Parque Nacional Tierra Del Fuego. Esta área também é famosa por suas paisagens desérticas impressionantes, como a Montanha das 14 Cores, listada pela UNESCO.

Buenos Aires

A grandeza desbotada de Buenos Aires e a animada vida nas ruas fazem dela uma das cidades mais interessantes da Argentina. Esteja você explorando as praças sombreadas da Recoleta, as ruas de paralelepípedos de San Telmo ou os murais extravagantes de La Boca, sempre há algo novo para ver. A capital argentina também abriga alguns dos locais históricos mais importantes do país. Visite o Centro Cultural Kirchner para aprender sobre a história política da Argentina, ou dirija-se ao Museu de Armas Nacionais no antigo edifício Paz para ter um vislumbre do esplendor dourado de uma era anterior.

Se você é um amante do vinho, a região de Mendoza é uma visita obrigatória. Muitos dos vinhedos locais oferecem restaurantes e acomodações, para que você possa passar vários dias provando os deliciosos vinhos da região. Uma das atrações naturais mais conhecidas da região é o Morro das Sete Cores, localizado em Purmamarca. Este Patrimônio Mundial da UNESCO apresenta uma paleta de cores que muda de tom em diferentes momentos do dia.

As Cataratas do Iguaçu são um dos lugares mais impressionantes para se visitar na Argentina. Esta maravilha natural inspiradora está situada na fronteira com o Brasil e é composta por mais de 250 cascatas. Aproxime-se da água corrente fazendo uma caminhada ou passeio de barco, mas não se esqueça de levar um guarda-chuva, pois a estação chuvosa em Iguaçu traz chuvas intensas e ventos fortes.

Outro destaque natural é o Pantanal Ibera na província de Corrientes, onde você pode ver uma variedade de vida selvagem, desde adoráveis capivaras e lontras até arrepiantes anacondas e jacarés. As zonas úmidas são compostas por pântanos, lagos e pântanos que criam um dos ecossistemas naturais mais significativos e mais bem preservados do mundo. É possível explorar os pântanos a pé, mas é altamente recomendável fazer um passeio de barco para ver a flora e a fauna de perto. É também um ótimo local para observação de aves, com mais de 350 espécies diferentes vivendo no parque. Os pântanos podem ser visitados durante todo o ano, mas a melhor época para ir é durante os meses mais secos de março a abril e agosto a setembro.

É impossível conhecer os pontos turísticos de Argentina em um dia, assim como em uma semana, mas você pode ver o número máximo de novos lugares com a ajuda de um carro alugado em um dos aeroportos do país. Por exemplo, em Buenos Aires você pode alugar um carro a partir de 17 euros por dia, no Aeroporto Ezeiza - a partir de 18 euros por dia.

Península Valdés

Levando você a algumas das paisagens mais inspiradoras da Argentina, a Península Valdés oferece um contraste dramático com o restante deste país sul-americano. Aqui você verá geleiras intocadas, montanhas escarpadas e um deserto deslumbrante.

A região também abriga uma grande variedade de espécies animais, incluindo guanacos, emas menores e raposas da Patagônia, enquanto o litoral de Punta Tombo foi considerado um dos melhores lugares do mundo para observar leões marinhos.

Além de sua beleza natural de cair o queixo, a Península Valdés é conhecida por sua produção de vinho, por isso não deixe de visitar alguns dos muitos vinhedos da região. A vinícola mais famosa da região é Bariloche, uma pitoresca cidade à beira do lago que abriga alguns dos vinhos mais famosos do país.

O próximo Parque Nacional San Carlos de Bariloche é um Patrimônio Mundial da UNESCO, onde você encontrará algumas das paisagens montanhosas mais espetaculares de toda a Argentina. Aqui você pode caminhar e andar de caiaque ao longo de lagos azuis gelados que emergem das montanhas e são cercados por picos cobertos de neve.

Para realmente sentir as maravilhas naturais desta zona, aproveite para visitar algumas das zonas húmidas da região. O Ibera Wetlands fica na fronteira entre Salta e Jujuy, e é um destino incrivelmente único, onde você pode ver todos os tipos de vida selvagem, desde adoráveis capivaras até anacondas arrepiantes.

Outra ótima maneira de ver esta parte da Argentina é a bordo do Tren del Fin del Mundo, um trem que viaja até a Terra do Fogo seguindo a rota de uma antiga trilha de presidiários. Esta é uma experiência verdadeiramente inesquecível e uma das melhores coisas para se fazer na Argentina.

Se você quer aproveitar ao máximo seu tempo na Península Valdés, recomendamos ficar em uma estância que oferece vistas sensacionais e uma experiência totalmente no meio do nada. Podemos sugerir algumas das opções mais especiais, incluindo o sofisticado Faro Punta Delgada em Puerto Madryn e a rústica mas luxuosa Estancia Las Lomas.

Humahuaca

O vale desértico da Quebrada de Humahuaca é uma maravilha geológica, mas sua paisagem também preserva evidências da atividade humana de 10.000 anos atrás. Ele conta a história do povo argentino, desde tribos caçadoras-coletoras e comunidades pré-hispânicas até os colonizadores espanhóis e sua luta pela independência, que ainda ecoa em cidades como Humahuaca.

A cidade em si é uma excelente base para explorar as muitas atrações naturais e culturais da região, com suas ruas de paralelepípedos, igreja caiada de branco e cabildo (museu) que abriga artefatos arqueológicos. A praça principal abriga uma torre do relógio única e uma feira de artesanato onde você pode comprar produtos locais, como cobertores de lã de lhama e acessórios andinos. Você também encontrará ótimos cafés e restaurantes que servem comida regional, como empanadas, locro, humitas e charqui.

Na cidade vizinha de Tilcara, você pode caminhar até uma formação rochosa elevada chamada El Garganta de los Diablos ou visitar a famosa Rainbow Mountain (Montanha das 14 Cores). Esta é apenas uma das várias formações geográficas deslumbrantes ao longo da Ruta 9, e Humahuaca oferece o ponto de partida perfeito para visitar todas elas.

Outro local imperdível são as estátuas de bronze de soldados armados da resistência no Cerro Catedral, que homenageia aqueles que morreram lutando pela independência nesta parte remota do norte da Argentina. Você pode chegar ao monumento subindo as escadas até o topo, que oferecem vistas deslumbrantes sobre as paisagens circundantes.

Futebol - ou futbol - é parte integrante da cultura argentina, e assistir a um jogo ao vivo é obrigatório para qualquer visitante do país. Uma viagem a Buenos Aires, onde você pode ver o River Plate ou o Boca Juniors, é uma excelente oportunidade para curtir o jogo com a torcida local.

Quem procura uma excursão mais descontraída deve ir ao Ibera Wetlands, uma enorme reserva natural que abriga uma grande variedade de vida selvagem, desde adoráveis capivaras e lontras até arrepiantes sucuris e jacarés. Você pode andar de caiaque ou barco nos pântanos, ou simplesmente passear pelas trilhas para ver mais de perto esse incrível ecossistema. Existe até um observatório de observação de pássaros, onde você pode tentar avistar algumas das 250 espécies que chamam o parque de lar.

Aconcágua

O pico gigante do Aconcágua é uma característica marcante da paisagem de Mendoza, Argentina. Os visitantes aqui podem escalar este famoso pico - apelidado de "O Gigante das Américas" por causa de sua altura - ou apreciar a vista de vários pontos de vista ao redor do parque. Além de caminhadas, a área é popular para mountain bike e esqui, com um circuito conhecido como Laguna de Horcones que conecta Villa La Angostura e San Martin de los Andes.

Uma viagem de um dia a um lago pitoresco nas montanhas é outra ótima opção para quem procura uma maneira fácil de apreciar a beleza da região. O Lago Nahuel Huapi está localizado perto de Bariloche, o principal destino de esqui no inverno e um ótimo lugar para desfrutar de atividades pós-esqui, como velejar ou andar de caiaque. Para uma caminhada mais desafiadora, considere a trilha do Cerro Catedral.

Outro Patrimônio Mundial da UNESCO na região, a Quebrada de Humahuaca é um canto incrível da Argentina. Aqui, altas montanhas andinas encontram planos desérticos e pequenas aldeias de adobe estão aninhadas entre montanhas de cores policromadas. A paisagem abriga os dois camelídeos mais emblemáticos da América do Sul, o esquivo guanaco e sua prima diminuta, a vicunha.

Uma das coisas mais populares para fazer na Argentina é visitar sua região vinícola, que também é um centro de aventura ao ar livre. Mendoza é o coração da indústria vinícola da Argentina, e muitos dos vinhedos ao redor oferecem passeios, degustações e hospedagem.

Buenos Aires, capital da Argentina, é uma cidade cosmopolita com forte influência colonial espanhola. As ruas estão cheias de grandeza desbotada e os habitantes locais têm um espírito divertido, muitas vezes visto em seu amor pelas corridas de carros de rali, Fernet e coca-cola e pela música local de cuarteto.

O norte do país é menos povoado, mas não menos bonito. O Parque Nacional Torres del Paine é a meca das caminhadas, com trilhas que levam à icônica cordilheira Fitz Roy. E uma visita às Cavernas de Mármore listadas pela UNESCO em Ischigualasto é uma experiência de outro mundo. Localizadas no lago na fronteira entre a Argentina e o Chile, essas cavernas foram formadas ao longo de milhares de anos pela erosão hídrica, resultando em arcos semelhantes a catedrais.