Loading icon

Linda Finlândia

O país da Finlândia é uma república do norte da Europa, que faz parte de todas as associações europeias importantes - UE, Conselho Nórdico, Acordo de Schengen e muitas outras. A Finlândia adquiriu o status de estado independente em 6 de dezembro de 1917. A área do país é de 338.424 quilômetros quadrados.
Para uma viagem confortável, muitos turistas preferem usar os serviços de aluguel de carros em Finlândia. O custo médio do aluguel de um carro no Aeroporto de Helsinque é de 20 euros por dia, no centro de Helsinque o custo do aluguel de um carro o carro é o mesmo que na cidade, embora geralmente seja mais barato alugar no aeroporto.
Os vizinhos da Finlândia são a Noruega, a Rússia e a Suécia. As costas oeste e sul da Finlândia são banhadas pelo Mar Báltico e suas duas baías - Bótnia e Finlandesa. Um quarto do território do país está localizado além do Círculo Polar Ártico. A capital da Finlândia é Helsinque.



Após o abandono do marco finlandês em 2002, a moeda no país é o "euro".
População
A população da Finlândia moderna ultrapassa 5,3 milhões de pessoas, das quais 93,4% são finlandeses, 5,6% são suecos finlandeses, 0,51% são russos, 0,42% são estonianos, 0,16% são suecos e também outras minorias nacionais.
O país tem duas línguas oficiais oficialmente reconhecidas - finlandês e sueco.
>Apesar da Constituição da Finlândia proclamar as igrejas evangélicas luteranas e ortodoxas como igrejas estatais, o país é um dos menos religiosos da Europa: quase 20% dos habitantes são ateus. Pouco mais de 78% dos finlandeses se consideram evangelistas luteranos, e pouco mais de 1% dos habitantes do país são classificados como ortodoxos.
Sistema estatal e divisão territorial
A Finlândia é caracterizada por uma forma republicana mista de governo. O poder legislativo supremo está concentrado nas mãos do presidente e do parlamento unicameral (Aeduskunta), o poder executivo é chefiado pelo presidente e pelo Conselho de Estado, e o judiciário é composto por um tribunal que trata de casos criminais e civis comuns e um tribunal administrativo.


A Finlândia é um estado unitário, que inclui 20 regiões, compostas por 72 distritos. Estes últimos em sua divisão final consistem em 342 comunidades. Autonomia parcial do país são as Ilhas Åland, que fazem parte da Finlândia.
Características do relevo
O mapa de relevo da Finlândia nos permite distinguir várias zonas geográficas condicionais.
1. Planícies costeiras ao longo da costa do Golfo de Bótnia e do Golfo da Finlândia e nas costas dos arquipélagos finlandeses.
Excursões à Finlândia - foto da Lapônia
Famosa Lapônia
2. A região dos lagos no planalto interior ao sul da parte central da Finlândia. Esta área é caracterizada por muitos pântanos, lagos e florestas densas.
3. Alcance superior do norte - o território do Ártico, Lapônia. Aqui é o ponto mais alto do país - uma das encostas da colina Halti (1324 m). A colina em si tem uma marca de 1365 m, mas seu topo já está localizado no território da vizinha Noruega.
4. As planícies são as formas de relevo dominantes na Finlândia.

Recursos hídricos
Não é sem razão que a Finlândia é chamada de "país dos milhares de lagos" - existem mais de 190.000 deles. Sua área total é de 9% de toda a área do país. Entre os lagos mais famosos estão os mais profundos da Finlândia, Paianne, o mais extenso Saimaa, assim como Oulujärvi, Inari e outros. O número de finlandeses rios chega a 2000, e a maioria deles deságua no Mar Báltico, e apenas alguns rios levam suas águas para o Oceano Ártico. Os maiores rios são Kemijoki, Tornionjoki, Oulujoki, Kemijoki. Os pântanos ocupam cerca de 30% do território do país.< br>Clima
A Finlândia é um país de clima temperado, que vai do marítimo ao continental. A Finlândia é caracterizada por ventos de oeste, que trazem ciclones frequentes e uma grande quantidade de precipitação. Os invernos no país são rigorosos e frios: em fevereiro, a temperatura média do ar no centro é mais frequentemente registrada em torno de 6 ° C, na Lapônia 14 ° C. O "calor" do verão no sul é marcado por temperaturas médias de + 17 ° C, e no norte é ainda menos - + 14 ° C.


Flora e faunaDensas florestas de coníferas, nas quais o pinheiro é a espécie predominante, cobrem todo o centro do país. Nas costas e arquipélagos costeiros rochosos, a vegetação é bastante escassa - flora de tundra, que no norte é quase completamente substituída pelo permafrost.
A Finlândia é um país de 35 parques nacionais, cuja área total excede 8.000 metros quadrados . km. Os parques nacionais são o orgulho do país; inúmeros turistas passam suas férias na Finlândia de uma maneira fascinante e interessante.

Sob a proteção do estado estão não apenas os representantes da vegetação florestal, mas também a fauna local que foi severamente afetada pelas atividades humanas - lobos, ursos, linces, raposas, alces, esquilos, lebres, desman, lontras, répteis e pássaros, dos quais existem cerca de 250 espécies no país.Pontos turísticos da FinlândiaO principal destino turístico da Finlândia são as famosas estâncias de esqui finlandesas VuokattiHimos, Tahko, Myllymäki, Saariselkä, Ounasvaara, Ruka, Pyhä, Levi, Ylläs e muitos outros.Viagens de verão para a Finlândia, ao contrário do estereótipo uma ideia clara como um país frio do norte, eles também oferecem férias na praia nas proximidades de Turku e Helsinque, bem como nas margens dos lagos finlandeses mais limpos. O mais rico potencial cultural e histórico do país foi preservado em antigas fortalezas e castelos, vários museus e monumentos arquitetônicos em Tampere, Helsinque, Naantali e Turku capturados em várias fotos da Finlândia.